segunda-feira, 12 de março de 2012

REGRAS PARA O PARQUE HUMANO

Assim se chama a conferência publicada pelo filosofo alemão Peter Sloterdijk. O polêmico filósofo, (autor do livro de filosofia mais vendido no século 20: “Crítica da razão cínica” e um dos alunos mais famosos de Foucault), traz a baila um dos temas mais controversos da atualidade nos debates filosóficos: a engenharia biológica, ou seja, o processo de produção de seres humanos. O curto livro, com pouco menos de 100 páginas é um delicioso comentário cínico a um famoso texto de Heidegger “Carta sobre o humanismo”. Assim como seu professor, Sloterdijk faz uma espécie de arqueologia conceitual e volta para a antiguidade para relatar como a sociedade “deu um tombo e começou a produzir seres humanos”.

O texto do Sloterdijk é pontuado por severas e brilhantes criticas ao humanismo cultivado desde Platão até Heidegger, num ato contínuo de produzir e de cuidar dos humanos como um pastoreado(domesticando, adestrando, civilizando). Há aqueles que pastoreiam e aqueles que são pastoreados e assim o parque humano vai sendo construído até chegar no ponto em que se pode produzir os próprios brinquedinhos humanos.


Há mais coisas implícitas e explícitas no texto que queria abordar aqui. Ele é prenhe de criticas cínicas, maliciosas, vou ler mais uma vez e depois comento mais.... por hora vale o aperitivo.

J.

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

Produção de seres humanos é uma ótima definição para aquilo que sociedade faz...

Como este livro é curtinho, ponha-me para ler nos 15 dias em que estiveres por aqui, tá? O mínimo que eu posso fazer agora é tentar chegar próximo do nível de discussão que lhe é tão cara, né? Obrigue-me, visse? Voluntarize-me!

WPC>

Jadson Teles disse...

será um prazer meu bem!